Animais ajudam na recuperação de doentes?

Ninguém pode negar: Os animais de estimação são ótimos companheiros na vida. Por isso melhoram a saúde de seus donos e é por isso que pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que acompanharam 70 mulheres vítimas de câncer de mama; a convivência com pets, lhes trouxe conforto emocional, ajudando e muito no tratamento.

Não é de hoje que as pessoas  por diversos motivos ficam abatidas dentro e fora dos hospitais, mas isso nunca quer dizer que as pessoas devem desistir de sua saúde. A relação na melhora da recuperação dos pacientes nos hospitais  e em casa com o auxílio dos animais é algo incrível.

Conhecida como Terapia assistida por animais  sigla TAA, existe nos estados unidos a mais de 40 anos e no brasil é algo recente nos últimos anos, segundo a ABINPET “[…] a convivência com os animais de estimação é fundamental para o bem-estar e desenvolvimento do ser humano. […]  a terapia assistida por animais  tem mostrado resultados excelentes em variados casos médicos, que incluem autismo, Alzheimer, câncer, Parkinson e depressão. Trata-se de uma prática […] sendo sempre coordenada e desempenhada por profissionais da área médica, para promover a saúde física, social e emocional do paciente. ‘’

Quem convive com algum animal em casa tem menos chances de sofrer de depressão devido ao companheirismo dos animais, principalmente em casos positivos de câncer, faz dos pacientes, felizes mais ativos e sociais, e os ajuda muitos  nos tratamentos do câncer, estar com seu animal de estimação, diminui sua pressão arterial, principalmente em situações de estresse, algo de extrema importância nesses casos. Brincar com seu animal acalma e relaxa os pacientes pois eleva os níveis de serotonina e dopamina no corpo dos pacientes.

Ter um animal de estimação também significa mais disposição para o paciente sair do quarto e caminhar e se exercitar, deixando os pacientes  mais dispostos melhorando e muito na comunicação entre as pessoas, médicos e familiares;. a TAA ‘’tem sido eficaz para diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, como paralisia cerebral; desordens neurológicas, ortopédicas e posturais; comprometimentos mentais como a Síndrome de Down, ou sociais, como os distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses; comprometimentos emocionais, deficiências visual e/ou auditiva, distúrbio de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e de linguagem, de hiperatividade, além de problemas como insônia e estresse (DOTTI, 2005).’’’

Um bom exemplos prático dessa terapia, é com o belíssimo projeto da região de São José dos Campos, chamado ‘’Meu Cão Amigo” que conta com a participação de voluntários que levam seus animais para visitas no Hospital municipal da cidade,  o projeto teve inicio em 2014 e teve desenvolvimento pela Comissão de Humanização do Hospital. Inicialmente introduzindo visitas semanais com cães nos setores de pediatria com intuito da redução de ansiedade do pacientes.

E apenas os animais conseguem trazer esse convívio de carinho e conforto de casa para os hospitais, no caso das crianças esse ambiente do hospital é muito mais pesado, trazendo essa realidade para os pequenos eles podem mesmo que por pouco tempo sorrir e esquecer-se de tudo que estão passando e isso não tem preço para ninguém.

Infelizmente não é todos que podem ter um pet me casa, ou no quarto do hospital, muitas pessoas sofrem de alergias respiratórias,  e  o causador desse problema são os ácaros e poeira que se acumulam na pele do animal. Por isso toda e qualquer visita principalmente nos hospitais são auditados pelo médicos e adestradores para melhorar a saúde dos pacientes e amenizar problemas.

É de consenso  geral entre pesquisadores que há  sempre uma melhora no quadro clínico dos pacientes quando eles podem contar com programas de intervenções que buscam humanizar principalmente as internações e estadias em hospitais.

Seja, você jovem, adulto ou idoso os animais são os melhores amigos da humanidade e vocês devem cuidar muito bem deles pois ganharam o dobro de volta deles sem cobrar nada por isso.

Agendanimal recomenda se você tem um animalzinho de estimação e conhece alguém ou está em tratamento contra o câncer, COMUNIQUE-SE COM SEU MÈDICO RESPONSAVEL, Procure por dicas e avaliações para os cuidados que você deve ter contra alergia  e infecções. Com a finalidade de nada separar você do seu convívio com seu amado amiguinho!!.

Compartilhe para mais pessoas saibam disso e quem sabe, podem ajudar seus entes queridos estimulando suas melhoras!

Quer saber mais dicas importantes para o bem estar do seu animal nos siga no www.facebook.com/AgendAnimal.

Críticas ou sugestões estamos de orelha em pé!!

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *